top of page

Integrando evolução, biogeografia e ecologia para entender os padrões  de biodiversidade na Mata Atlântica - Auxílio Regular (2022/04012-2), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

Objetivos: . Compreender como especiação, extinção e dispersão influenciaram a distribuição e a diversidade das espécies atuais na região Neotropical tem sido um dos tópicos mais intrigantes em ecologia e biogeografia. Embora a Mata Atlântica esteja entre as florestas tropicais mais ricas em espécies do mundo, são raros os estudos integrando abordagens evolutivas, biogeográficas e ecológicas para avaliar os processos que explicam a biodiversidade desta região. Neste projeto, proponho integrar hipóteses e abordagens que são aplicadas frequentemente de forma isolada em diferentes disciplinas para aprofundar nossa compreensão sobre os processos que moldam os padrões de diversidade de vertebrados terrestres (aves, anuros, mamíferos e Squamata) na Mata Atlântica. Para isso, proponho dois objetivos principais: i) delimitar regiões biogeográficas com base em algoritmos e unidades amostrais padronizadas; e ii) usar abordagens evolutivas e biogeográficas para estimar a taxa de diversificação e dispersão em diferentes regiões geográficas ao longo do tempo. Considero este projeto inovador, pois integra abordagens e teorias de diferentes disciplinas (biologia evolutiva, biogeografia e ecologia) para entender como a biodiversidade da Mata Atlântica emergiu e como ela varia no espaço e no tempo. Além disso, o projeto contribuirá para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação, estabelecer redes de colaboração internacional e aumento do reconhecimento nacional e internacional do Laboratório de Ecologia Teórica: Integrando Tempo, Biologia e Espaço (LET.IT.BE).

Vigência: . 01/11/2022 a 31/10/2024



Influência de processos ecológicos e evolutivos na estruturação de comunidades de anfíbios em diferentes escalas espaciais e temporais - Auxílio Jovem Pesquisador  (2013/50714-0), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
 
Objetivos: . Neste projeto, realizarei levantamentos de médio prazo para examinar os efeitos dos processos ecológicos e evolutivos na estrutura de 14 comunidades de anuros considerando diferentes escalas espaciais. Portanto, abordarei quatro questões principais: (i) Substituição temporal na composição de espécies de anuros ao longo de três anos considerando diferentes escalas espaciais, local e regional; (ii) Se os modos reprodutivos em anuros apresentam sinal filogenético e como eles estão distribuídos nas regiões que sofreram instabilidade ou estabilidade climática durante o Quaternário; (iii) Como diferentes escalas espaciais e pool de espécies influenciam os padrões filogenéticos das comunidades de anuros; e (iv) Verificar se existe um gradiente ambiental (e.g., precipitação, temperatura e topografia) que determina a estrutura filogenética das comunidades de anuros.
 
Vigência: . 01/04/2014 a 31/05/2018
 
 

Avaliação multi-taxa de padrões de distribuição em uma paisagem fragmentada de floresta Atlântica Semidecidual - Processo CNPq (483486/2011-6).
 
Objetivos: . Neste projeto testarei uma abordagem que combina a avaliação de três elementos da estrutura da metacomunidade coerência,substituição de espécies e limites de compartimentação - para identificar qual(is) estrutura(s) idealizada(s)melhor se enquadra(m) na distribuição das espécies para 12 grupos biológicos (ácaros, algas aérofiticas,anfíbios, aves, fanerógamas, fungos, insetos, macroalgas, peixes, pteridófitas, répteis e zooplâncton) no mesmoconjunto de comunidade em 18 fragmentos florestais de Floresta Atlântica Semidecidual no sudeste do Brasil.Conhecer os padrões de distribuição espacial e ambiental para grupos biológicos diferentes pode facilitar oplanejamento de ações conservacionistas diretas, uma vez que os modelos e mecanismos da teoria demetacomunidades podem auxiliar na tomada de decisões visando a preservação da fauna e flora nessa regiãoque apresenta uma das paisagens florestais mais fragmentadas do Brasil. A análise dos padrões de distribuiçãopode ser uma ferramenta útil e preditiva para fundamentar propostas de conservação, ajudando a identificar: (i)se há uma ordem previsível na sequência de extinção de espécies, (ii) os fatores que afetam a composição deespécies em paisagens fragmentadas, e (iii) espécies ou mesmo grupos biológicos altamente sensíveis àperturbações, os quais podem ter requisitos específicos de conservação.
 
Vigência: . 01/12/2011 a 30/11/2012

LET.IT.BE. - Laboratório de Ecologia Teórica: Integrando Tempo, Biologia e Espaço 

bottom of page